Noutros tempos na Patracola: 18 de Setembro de 1976

by barbeirodapatracola


Tinha chovido naquele sábado de 18 de Setembro de 1976 e o cheiro a terra molhada misturava-se com os aromas das uvas nos lagares. Tinha sido o baile da adiafa, e no rancho das barroas haviam gritinhos histéricos por causa da embriaguez. O patrão tinha oferecido um pequeno barril de 25 litros de abafado para o pequeno baile que se organizou no quartel. Alguns patracolenses que já andavam de olho naquele rancho de barroas em que a mais velha não teria mais de 25 anos, e depois da velha, a chefe das barroas ter  tido sido internada 2 dias antes com um ataque de diabetes, souberam do baile e sabendo que não haveria ninguém para controlar as barroas além do capataz da quinta pegaram nas pasteleiras e meteram-se a caminho. Quando lá chegaram e fizeram as contas, calhava 3 barroas para cada um. Nunca mais houve baile depois disso com uma desproporção destas. Mas o que ninguém tinha imaginado é que a noite acabaria no palheiro da quinta com quase todas as barroas a oferecerem o que tinham de mais precioso aos patracolenses. Duas delas engravidaram e ficaram pela Patracola, sendo agora distintas senhoras da nossa comunidade e uma delas até frequentou a Igreja e deu catequese. Mas naquela noite, correram de mão em mão ou de pila em pila, até que os rapazes no meio de tanta fartura de pipis, cairam para o lado exaustos, com um deles a sair lesionado com uma torção peniana que se complicou mais tarde, tendo que receber assistência hospitalar e pomadas hirudoid compradas da antiga farmácia Leitão.

18 de Setembro é uma data que não ficou registada em nenhum livro de história da Patracola, mas quem lá esteve, e alguns deles estão a ler esta memória, não esquecerão jamais, nem que seja por um deles passado uns anos ter ganho um valente par de cornos da barroa.

z109

 

Nota da Barbearia: As crónicas Noutros Tempos são escritas depois de apanhar umas bebedeiras com os amigos pelo que não me responsabilizo se a minha memória falhar com alguns pormenores  históricos.

Anúncios