O galo komuna

by barbeirodapatracola


commuchicken

Este ano fui ao Enterro do Galo. Como já não punha lá os pés á mais de 50 anos, ia com um grau de apreensão bastante grande, até porque quase todos os grandes coveiros do galo já morreram e gente com jeito para os poemas populares na Patracola é coisa que escasseia.

E a minha apreensão tinha razão de ser. Entregaram o enterro a quem não merece uma honra daquelas. Então não é que o Santanov que anda na boca do povo por causa da gestão do Clube do Milhafre é que agarrou no bicho? É uma maldade o que fizeram com o kamarada. Tudo começou com a barracada do Euromilhões e o Santanov estremeceu por dentro, depois com os versos que vieram a seguir, o rapaz começou a ficar esverdeado e quando a indisposição do Santanov chegou a um ponto critico, peidou-se (informação de quem estava ao lado dele) e para disfarçar apertou a barriga do galo que começou a bater a asa. Não é que seja estranho ver kamaradas a bater em kamaradas, isso é o que eles fazem todos os dias nas costas uns dos outros, mas ali de forma pública é motivo para pensarmos se eles não terão arranjado outro tótó para tomar conta do Clube do Milhafre. Quem sabe se não é desta vez que o eterno candidato Sardinhov avançará à falta de melhor. É que o Sardinhov só não avançou já, por causa da relação politicamente adúltera que que tem com a ponte de Santarem, coisa que os kamaradas nunca lhe perdoaram. É que ser komunista da Tapada para cá e do CDS da Ribeira de Santarém para lá, é demasiado para a cabecinha de alguns kamaradas mais ortodoxos.

Eu cá acho que se os komunas fossem mais inteligentes e quisessem lixar alguém, lixassem o Kiko Cunha. Convidavam o Kiko para se candidatar à Direção do Clube que foi sempre o que ele quis e depois deixavam-no com o menino nos braços a gerir a carga de trabalhos que os kamaradas arranjaram. Ficaria com o ónus do buraco financeiro e seria o suficiente para comprometer qualquer candidatura dele às próximas autárquicas. Depois seria fazer campanha contra o estado miserável das finanças do clube e que o Kiko é que tinha sido o culpado. Depois disso alguém iria votar para a Câmara em alguém que deixasse o clube da terra na miséria?

Com tanta facadinha nas costas uns dos outros, o Enterro do Galo deste ano foi sem dúvida nenhuma, komuna kókórókókó :))

Anúncios